Conheces a Amy?
Eu também não a conhecia, mas tenho de confessar que neste momento sou sua fã.
Ir a uma palestra que custaria mais do que 5000€, não é acessível a todos os bolsos. Mas sentar-se confortavelmente no seu sofá e assistir às que quiser sem pagar mais que a ligação mensal à internet, é um privilégio dos tempos modernos.
Só não aproveita quem não tem “vagar” como diria a minha avó. E não ter “vagar” hoje em dia é muito comum nos nossos dias.
É aqui que surgem aquelas conversas, que se chamam Ted Talks onde alguns ilustres convidados a quem jamais teríamos acesso falam abertamente sobre temas sensíveis e sobre descobertas que fizeram. Essas conversas, com a duração de 15 minutos, são disponibilidades online para que possamos confortavelmente aprender algo.
Há pouco tempo encontrei e ouvi a sua Ted Talk que foi considerada uma das 15 Teds que vão mudar a nossa vida. Esta mudou a minha e vai mudar a de quem a ouvir.
Uma coisa é certa. Quase todos queremos ser bem sucedidos. A Amy explica que a linguagem corporal, afecta como é que os outros nos vêem, mas também poderá mudar a forma como nos vemos a nós próprios.
Ela explica o conceito de “Pose de Poder”, se tivermos uma postura de confiança, mesmo que não nos sintamos confiantes, esta postura afecta a testosterona e os nível de cortisol no cérebro, aumentando as nossas probabilidades de termos sucesso.
Efectuou um teste muito interessante para comprovar a teoria. Numa entrevista de trabalho dividiu os potenciais candidatos em dois grupos. O primeiro grupo teve uns minutos para fingir a “Pose de Poder” e o segundo grupo não.
No final das entrevistas, os responsáveis, não conseguiam justificar porquê, mas sem saberem quais as pessoas do grupo um e dois, escolhiam sempre as pessoas que tinham efectuado a “Pose de Poder”.
Para finalizar a Amy conta a sua história comovente e como esta causa é tão importante para ela.
Se houver uma Ted Talk que tenha de escolher… Esta deve integrar a lista.
Para quem quer saber mais sobre linguagem corporal em Portugal, só há uma pessoa que recomendo, a Sara Batalha, CEO da MTW Portugal.