Os livros só servem para alguma coisa se conseguirmos aproveitar bem as lições que contêm, aplicando-as à realidade. Nesta Rúbrica da SIC Mulher vou contar todos os detalhes acerca do meu processo de Desemprego em Portugal. As dicas que considero mais relevantes, agora em Televisão! Subscreva o meu canal do YouTube para ver todos os vídeos.
Como Lidar com Estigma e com a Frustração de Estar Desempregada?
Clique AQUI para ver o programa
Neste programa a autora e empresária Jaqueline Silva explica como lidar com o facto de estar desempregada, olhando para si própria em primeiro lugar.
Com uma taxa de desemprego de 15,8% (INE) e com previsão para um aumento em 2013 para 16,4% a questão: Estou Desempregada, e Agora? continuará a existir.
É fundamental perceber como reagir e lidar com o choque inicial, entender as fases do desemprego e analisar o seu potencial. O estigma e a frustração são duas componentes recorrentes durante o processo de desemprego pois o trabalho deixa de existir e a vida da pessoa na sociedade também perde a relevância que tinha até ao momento.
Pensar sobre o fracasso, sobre os erros, sobre o que correu bem e mal e tirar daí algumas lições é proposto neste programa.
Como Gerir a Burocracia durante o processo de Desemprego?
Clique AQUI para ver o programa
Porque ainda se vive num país onde a burocracia é pesada, saber como se munir das ferramentas necessárias para conseguir ultrapassar os desafios com a Segurança Social e o IEFP é fundamental.
No programa desta segunda-feira, Jaqueline Silva, explica quais os papéis que necessita de reunir antes de sair da empresa, como poderá calcular os valores do subsídio de desemprego e quais as alternativas que tem, tendo em conta as constantes mudanças na legislação.
Jaqueline vai-lhe deixar algumas dicas fundamentais para sobreviver a este processo.
Desemprego, como gerir o dia a dia?
Clique AQUI: para ver o programa
Tendo em conta a conjuntura atual, o grupo de pessoas desempregadas engloba diversas faixas etárias, com ou sem estudos académicos, casadas ou solteiras, com mais ou menos possibilidades financeiras.
No entanto cada um destes grupos tem comportamentos e necessidades distintos. Com este programa aprenda a compreender um pouco qual o grupo onde se insere, bem como a melhor forma de solucionar os seus desafios.
Se olha para o trabalho de forma distinta das outras pessoas, perceba porquê e como pode utilizar isso para se sentir melhor consigo própria. Nesta vida diária, enquanto desempregada, a primeira noção que deve ter é que não está sozinha.
O objetivo deste programa é ajudar a delinear alternativas para o dia-a-dia. Como ultrapassar o facto de não ter rotina, como lidar com a incerteza face ao futuro e o insucesso das entrevistas e finalmente como gerir a dependência financeira enquanto se encontra em situação de desemprego.
Como fazer um bom CV?
Clique AQUI para ver o programa
As regras já mudaram. Hoje em dia quem contrata quer algo diferente, arriscado, ousado e quer pessoas que façam mais e melhor.
No entanto, a tradição não é fácil ser quebrada e muitas vezes é necessário ter o CV à “moda antiga”.
Cada vez mais Portugueses querem fazer os seus CV de forma distinta, são trabalhadores globais e isto permite-lhes chegar a outras portas.
Veja as novidades em termos de CV, saiba o que está na moda e como poderá dar a volta ao seu.
Trabalhos de Verão, o que fazer?
Clique AQUI para ver o programa.
Os trabalhos de Verão podem ser uma boa alternativa para que possa ajustar a sua situação financeira.
Existem obviamente vantagens e desvantagens pois serão trabalhos
que poderão não ser especializados, e com horários fora do que sempre fez anteriormente.
Mas mais uma vez o desafio será olhar para as novas oportunidades que surgem nesta fase e poderá ficar a ganhar com esta fase de mudança de forma muito positiva.
O voluntariado internacional é algo que deveria considerar e equacionar. Pense na vantagem que lhe trará viver fora de Portugal durante três meses.
Lições de Empreendedorismo – top 10
Clique AQUI para ver o programa.
Depois de um mês nos EUA, é importante reter quais as 10 lições que se aprende com as mulheres empreendedoras do outro lado do Oceano.
Para além da importância do contexto, é fundamental perceber que existem algumas características que podemos trabalhar e algumas pequenas acções que nos podem ajudar a implementar e fazer crescer o nosso negócio.
Neste programa o grande objectivo é partilhar as dicas aprendidas e tentar perceber como se poderão aplicar em Portugal.
O sentido de comunidade e estar apta a mudar tudo constantemente são dois dos pontos fulcrais para as empreendedoras norte-americanas.
Como encontrar trabalho através do Networking e Redes Sociais?
Clique AQUI para ver o programa.
Hoje vivemos num mundo, cada vez mais online. Estamos quase sempre ligados e os dispositivos móveis fazem parte de quem nós somos.
Por isso as redes sociais são obrigatórias para quem anda à procura das melhores oportunidades. Os perfis no LinkedIn, YouTube e Facebook devem estar adequados à imagem que queremos passar.
Por outro lado ainda existe algum estigma relativamente ao conceito de networking. A verdade é que a antiga “cunha” ainda é preponderante no mercado e devemos acima de tudo perceber que este é um conceito totalmente ultrapassado.