Não é novidade nenhuma que temos uma certa apetência para o queixume…
Quando eu digo temos, refiro-me ao nós Portugueses. Por isso quando descobri este artigo pensei que afinal não somos os únicos. E melhor que isso, há quem faça algo para tentar combater esta coisa que temos cá dentro de nos queixarmos, porque o tempo está bom, porque está mau, porque o Governo isto, porque os impostos aquilo, porque o sistema não funciona, etc…
Uma das grandes lições que aprendi enquanto geria o meu restaurante é que não vale mesmo a pena estar constantemente a dizer que as coisas estão mal. Pois não vai alterar nada. Apenas contribui para agravar o meu estado de espírito.
Aparentemente segundo este artigo e um estudo geralmente, numa conversa entre duas pessoas, atiramos queixas a cada minuto. E é propositado, porque segundo os autores, nada une mais as pessoas que uma coisa que nos desagrada.
Isto é uma reacção humana daquelas que temos quase obrigatórias que servem como escudo protector. Mas há um custo muito grande. Parece que queixar liberta uma hormona relacionada com o stress, afectando os outros circuitos.
Deixar este hábito não é fácil de todo, é um grande desafio mas existem algumas medidas que poderá tomar:
- Quantas vezes se queixa? – é importante perceber se o faz constantemente. Pode gerir a quantidade de vezes através de uma técnica simples: cada vez que se queixa deverá mudar o relógio de pulso.
- Consegue resolver a queixa? – é importante utilizar esta informação de forma positiva. Ou seja há algo que não está bem, portanto poderá e deverá arranjar solução. Caso contrário adopte a expressão : “Para quê chorar sobre o leite derramado?”
- Consegue mudar o discurso? – o nosso Mundo é definido pelas nossas palavras pois são elas que dão sentido à nossa existência. Consegue mudar de tenho de fazer para quero fazer? A sua mente adapta-se de imediato pois é algo que quer fazer e não algo que tem de fazer.
Um Empreendedor não se queixa, cria soluções. Se há algo que podemos aprender com este mindset é esta forma de encarar a vida.
Ser for corajoso, embarque no desafio Sem Queixume entre aqui. Atenção que esta versão é em inglês, mas pode ser mais uma ajuda ao detox: Deixe de se Queixar.
Boa sorte!